quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Microcentro - Escola Ativa

O microcentro é uma das estratégias do Programa Escola Ativa que proporciona a troca de experiências, a oportunidade para educadores se organizarem e construírem novos conhecimentos, bem como discutirem dificuldade em relação ao processo ensino aprendizagem e a metodologia adotada (Projeto Base, Programa Escola Ativa pág. 40).

Dentro desta perspectiva mensalmente coordenadores e professores do município de Floriano, se reúnem para o microcentro, sempre procurando, seguir o que prescreve o Programa, discutindo problemas e proporcionando momentos efetivos de troca de experiências de atividades realizadas.

No dia 02 de outubro, o encontro aconteceu na Escola Municipal Francisco Urquiza, para tanto, foi necessário que a SEMED locasse um ônibus para condução de todos os professores. Na chegada houve demonstração de recepção ou seja os alunos carinhosamente recepcionam os professores com hino da escola, acompanhado de sanfona, tocada por um dos alunos e em seguida apresentação dos cantinhos aos participantes do encontro.

Na seqüência a Professora Josenilda da Escola Municipal Leônidas Nunes de Almeida, apresentou rotina inicial de uma classe multisseriada atendida pelo programa.

A professora Maria do Sacramento da Escola Municipal Manoel Amâncio veterana no Programa conduz o Planejamento modular com professores das Escolas Municipais: Leônidas Nunes de Almeida, Raimundo José de Sousa, José Carlos de Almeida, Socorro Góes e de sua própria escola Manoel Amâncio. A iniciativa desta atividade, partiu da própria professora, que sentiu a necessidade de compartilhar suas experiências com as colegas. É louvável a atitude da professora e no microcentro ela fez um belo relato a respeito da forma como é feito o planejamento, o que fez com a Professora Alda da Escola Municipal Maestro Cordeiro, sentisse-se entusiasmada para realizar a experiência em sua região com professores das Escolas Municipais: Pe. Djalma Rodrigues de Andrade e Mariano Vicente da Silva. Esses foram momentos importantes no microcentro.
Fizemos ainda a II oficina para estudo e preenchimento da ficha de avaliação final e decidiu-se que será necessária a realização da III oficina, para trabalhar-se a coesão e coerência da redação dos pareceres.

Tivemos ainda a presença de uma aluna da Escola Municipal Leônidas Nunes de Almeida, que foi entrevistada pela professora a respeito do funcionamento dos comitês. Essa atividade despertou nos outros professores o desejo de também trazerem seus alunos para darem seus depoimentos.

O encontro dói finalizado com a certeza de que o caminho é realmente o trabalha coletivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário