quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Elementos Estruturantes da Metodologia do Programa Escola Ativa

O Programa busca auxiliar o trabalho do professor em sala de aula. Para isto, propõem-se a implementação e o uso de diferentes elementos que, quando relacionados entre si, dão vida ao currículo. São elementos da Metodologia do Programa Escola Ativa:

Caderno de Ensino e Aprendizagem

Os Cadernos de Ensino e Aprendizagem são livros específicos por disciplinas (Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Alfabetização), desenvolvidos para utilização nas classes multisseriadas, elaborados de forma que o estudante possa desenvolver parte de suas atividades em sala de aula, seguindo suas orientações. Isso permite ao(à) educando(a) desenvolver um conjunto de atividades escolares sem o acompanhamento direto do(a) educadora(or), podendo avançar em seus estudos, através do trabalho individual e/ou coletivo. Tal procedimento não minimiza o papel da(o) educadora(or) no processo.

Cantinhos de Aprendizagem: espaços interdisciplinares de pesquisa.



Escola Municipal Santa Luzia

Os Cantinhos de Aprendizagem reúnem materiais de pesquisa, subsídios para as aulas, onde acontece a experimentação, a comparação e a socialização de conhecimento. É bom que a sua montagem seja feita por educandos(as), professoras(es) e comunidade com acervo de livros, plantas, informações sobre animais, objetos sócio-culturais relacionados à cultura local e às áreas de conhecimento. Assim pode se tornar um espaço vivo de fonte de recursos pedagógicos.
Como foi dito anteriormente, a realidade é uma totalidade interdisciplinar. Nela pode-se encontrar relações entre o Português, a Matemática, a Geografia, a História e as Ciências. Com o apoio dos cantinhos de Aprendizagem é possível buscar as conexões entre a história local e a geral, percorrendo os espaços geográficos e territoriais, as literaturas, a matemática, a história, etc, que fazem parte de todo o ambiente que envolve e toca a criança. A arte também é importante instrumento de compreensão da articulação entre as disciplinas. É no campo que a criança vive de forma mais intensa e clara a relação do ser humano com a natureza e compreender as conseqüências de suas ações sobre ela.

Colegiado Estudantil


Escola Municipal Santa Luzia
O Colegiado Estudantil é um elemento do Programa Escola Ativa que atua como co-gestor da escola ao integrar o Conselho Escolar. Sua função é estimular a auto-organização. A partir da vivência democrática os(as) educandos(as) participam ativamente da construção de sua história, da história de sua escola e de sua comunidade. Ao mesmo tempo em que transformam sua realidade, transformam a si mesmo.

Escola e Comunidade


Quadrilha - Escola Municipal Alexandre Nunes de Almeida

Como parte da comunidade, a escola deve desenvolver atividade educativas e culturais relacionadas á vida política, às condições materiais dos(as) educandos(as) e da comunidade, à vida diária, ao ambiente organizativo e natural.
Nesse sentido, destaca-se a necessidade de estratégias educativas que tratem a formação humana como um todo, estabelecendo uma relação dialógica e de interdependência entre os conhecimentos sistematizados e as vivências do estudante e da comunidade.

2 comentários: